sábado, 20 de novembro de 2010

Exercício intenso de curta duração

           O exercício de curta duração e alta intensidade utiliza principamente as vias metabólicas anaeróbicas para a geração de energia. A duração da atividade (1, 2, 52, 54 s) vai definir qual via domina a produção de ATP, a ATP-CP ou a glicólise.
           Numa corrida de 50 m ou durante uma jogada numa partida de futebol americano, a energia dispendida é gerada a partir do sistema ATP -CP. Já numa corrida de 400 m (55 s) a energia vem de uma combinação do sistema ATP-CP, da glicólise e do metabolismo aeróbico, com a glicólise produzindo a maior parte de ATP.
          Na maior parte das vezes o sistema ATP-CP pode suprir quase todo o ATP necessário para o trabalho em eventos que duram de 1 a 5 segundos. Exercícios intensos com mais de 5 ou 6 segundos começam a utilizar a glicose. Eventos com mais de 45 segundos utilizam as vias ATP-CP, glicólise e sistemas aeróbicos para produzir ATP necessário para a contração muscular.

POWERS, Scott K.; HOWLEY, Edward T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 3. ed. São Paulo, SP: Editora Manole, 2000. xvii, 527 p. ISBN 8520410464
Eliminatórias dos 100 m rasos das Olimpíadas de Pequim
Levantamento de peso até 75 Kg
    




Mayara Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário