terça-feira, 2 de novembro de 2010

Sejam bem vindos ao blog Bioquímica do Exercício!!!!

            Neste blog abordaremos a bioquímica do exercício envolvendo os mecanismos subcelulares e moleculares que explicam como o corpo responde e se adapta ao exercício, a adaptação das respostas metabólicas ao treino, tais como as mudanças na atividade enzimática, alterações na capacidade de utilização de lipídios, carboidratos e aminoácidos como fontes de energia, pois o organismo de indivíduos que praticam atividade física tem necessidade de uma alimentação diferenciada, porque ela poderá influenciar diretamente na disposição do indivíduo e no resultado final de uma atividade física realizada com êxito, por isso vamos falar a respeito da melhor alimentação para antes, durante e depois dos exercícios e da hidratação adequada. Relacionaremos também as vias metabólicas energéticas envolvidas nos diferentes tipos de exercício e as causas da fadiga.

            Outro assunto bastante polêmico que envolveremos no nosso trabalho é o uso de suplementos e substâncias proibidas para o alcance de um melhor desempenho físico e uma aparência perfeita. O fato é que as promessas de resultados feitas pelos fabricantes geralmente não possuem qualquer respaldo científico e a utilização ao acaso desses produtos podem trazer sérios danos à saúde.

 Além do bem estar físico,  enfatizaremos os benefícios dos exercícios  na melhora de fatores psicológicos,  alivío do estressse, diminuição da ansiedade e depressão e a importância deles na nossa vida para a manutenção da saúde e prevenção de uma grande variedade de doenças crônicas.

 O exercício e o treinamento físico são conhecidos por promoverem diversas alterações, incluindo benefícios cardiorrespiratórios, aumento da densidade mineral óssea e diminuição do risco de doenças crônico-degenerativas, por esses e outros motivos a prática regular de atividade física tem sido recomendada para a melhora da qualidade de vida. A escolha deste tema como prioridade para a apresentação do painel foi devido ao nosso interesse de compreender melhor as alterações metabólicas que ocorrem durante a prática do exercício e como ocorrem, bioquimicamente, seus efeitos benéficos na prevenção e tratamento da hipertensão arterial, resistência à insulina, diabetes, dislipidemias e obesidade, mostrando para o público as adaptações fisiológicas favoráveis que a atividade física promove. 

Resumidamente, esses são alguns dos pontos que farão parte do conteúdo do nosso blog.


Esperamos contribuir bastante para a melhor compreensão deste assunto, então aproveitem o blog e mais uma vez sejam bem vindos!!!

Mayara Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário