segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Formas de Contração muscular


Contração concêntrica: nessa contração o músculo se encurta e há o movimento articular a partir que a tensão aumenta. Um exemplo do dia a dia é o famoso levantamento de garfo, ao levantar um garfo para leva o alimento a boca é necessário a contração concêntrica do músculo bíceps. (flexão do braço)


Contração excêntrica: o músculo se alonga quando a tensão aumenta e a resistência externa ultrapassa a força muscular. Nesse caso, seria a volta do garfo ao prato. A contração excêntrica do músculo bíceps.


"As contrações musculares concêntricas e excêntricas combinadas aumentam a eficácia do treinamento de resistência no sentido de aprimorar a força muscular e o tamanho das fibras."

Contração isométrica: ocorre quando um músculo gera força mas não consegue suportar a resistência externa, o músculo realiza um trabalho estático.Há ausência de encurtamento e alongamento do músculo mas um aumento na tensão máxima.Essa forma de contração apresenta baixa perda calórica e a energia gasta é dissipada na forma de calor, apresentando assim um rápido ganho de força.Um exemplo é observar o trabalho do músculo bíceps braquial ao segurar um peso com os cotovelos em flexão.




por : Anndressa Fiusa





Nenhum comentário:

Postar um comentário