Contração concêntrica: nessa contração o músculo se encurta e há o movimento articular a partir que a tensão aumenta. Um exemplo do dia a dia é o famoso levantamento de garfo, ao levantar um garfo para leva o alimento a boca é necessário a contração concêntrica do músculo bíceps. (flexão do braço)
Contração excêntrica: o músculo se alonga quando a tensão aumenta e a resistência externa ultrapassa a força muscular. Nesse caso, seria a volta do garfo ao prato. A contração excêntrica do músculo bíceps.
"As contrações musculares concêntricas e excêntricas combinadas aumentam a eficácia do treinamento de resistência no sentido de aprimorar a força muscular e o tamanho das fibras."
Contração isométrica: ocorre quando um músculo gera força mas não consegue suportar a resistência externa, o músculo realiza um trabalho estático.Há ausência de encurtamento e alongamento do músculo mas um aumento na tensão máxima.Essa forma de contração apresenta baixa perda calórica e a energia gasta é dissipada na forma de calor, apresentando assim um rápido ganho de força.Um exemplo é observar o trabalho do músculo bíceps braquial ao segurar um peso com os cotovelos em flexão.
por : Anndressa Fiusa
Obrigada por compartilhar informações importantes sobre o músculo. principalmente quem irá trabalhar com idosos!
ResponderExcluirBoa explicação!
ResponderExcluirBem explicado.
ResponderExcluirGostei muito do conteúdo. Obrigado
ResponderExcluirMuito boa a explicação.
ResponderExcluirMuito boa a explicação!!!
ResponderExcluiradorei a explicaçao
ResponderExcluirExcelente explicação, parabéns pelo conteúdo!
ResponderExcluirÓtima explicação
ResponderExcluirPerfeito ensino, ótimo explicação
ResponderExcluirmuito boa a explicaçao.
ResponderExcluirmuito boa a explicação.
ResponderExcluir👏👏👏 uma ótima explicação..
ResponderExcluir