quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Alimentação e atividade física

              A nutrição associada ao potencial genético e a um treinamento eficiente é um fator fundamental para a melhora da performance. Os nutrientes obtidos por uma alimentação equilibrada são essencias na formação, reparação e reconstituição de tecidos corporais, mantendo a integridade funcional e estrutural do organismo e tornando possível a prática da atividade física.   (Mcardle et, al., 2003).
            A alimentação exerce um papel de grande influência durante a atividade física. Vocês podem até achar que o bom desempenho durante uma competição depende basicamente de um treinamento intenso e disciplinado e uma alimentação hipercalórica para suprir o gasto energético. Mas não é só isso. O treinamento associado a uma alimentação adequada aumenta e muito a performance do atleta. Vamos entender um pouco mais o porquê da importância da dieta. 
              Então, em nosso organismo toda energia necessária para a realização dos processos que ocorrem em nosso corpo - respiração, digestão, contração, circulação, condução nervosa - enfim, todos os  processos celulares provêm dos nutrientes presentes em nossa alimentação. Porém, essa energia não é repassada diretamente para as células. Ela é, primeiramente, utilizada na produção de um composto denominado adenosina trifosfato (ATP), a "moeda" energética do nosso organismo. Esta molécula é a que será utilizada para atender toda nossa necessidade energética. A energia liberada pela quebra das ligações fosfato do ATP irá ser transferida para os diversos processos celulares, dentre eles, para a contração /relaxamento muscular. É importante lembrarmos que a quebra do ATP é um processo que ocorre com ou sem a presença de oxigênio, podendo ser uma reação não-aeróbia também, como vimos nos "posts " anteriores  a respeito das vias energéticas.                        


               
                 Para que os processos que dependem do ATP mantenham-se é necessário ressíntese constante das moléculas já utilizadas. Durante o repouso e em alguns tipos de exercícios, o ATP necessário para a realização das atividades é ressintetizado na produção de energia pelo metabolismo aéróbio. Já em situações em que a demanda energética é alta em um curto período de tempo, como em uma corrida de 100 m,  o metabolismo anaeróbico é o responsável pela ressíntese de ATP, sendo que para a sua ocorrência é necessária a mobilização dos substratos energéticos a partir dos locais onde esses ficam armazenados. Essas atividades exigem um fornecimento imediato e rápido de energia, nos primeiros momentos da atividade. Essa energia é proporcionada quase exclusivamente, segundo Mcardle, 1995, pelos fosfatos de alta energia (ATP E CP) armazenados dentro dos músculos específicos ativados durante o exercício. Nas corridas de 100 m, o corpo não consegue manter uma velocidade máxima por um período superior a seis segundos, assim, os corredores reduzem sua velocidade na última parte da prova. Nesta situação, a quantidade de fosfato intramuscular pode influenciar muito a capacidade do indivíduo gerar energia intensa por um curto período de tempo.
                  Para que um indivíduo prolongue seu exercício é importante a manutenção de reservas adequadas de combustível, em particular , a glicose, para a fução do sistema nervoso central e do glicogênio do fígado e armazenados nos músculos específicos utilizados na atividade. Assim que as reservas de glicogênio são depletadas , a capacidade do trabalho é reduzida.







Referências:

BACURAU, Reury Frank. . Nutrição e suplementação esportiva. 5. ed. São Paulo, SP: Phorte, 2007. 295 p. ISBN 8576550954

MCARDLE, William D.; TARANTO, Giuseppe (Trad.). Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2003. 1113 p. ISBN 8527708620  
POWERS, Scott K.; HOWLEY, Edward T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 3. ed. São Paulo, SP: Editora Manole, 2000. xvii, 527 p. ISBN 8520410464
__Mayara Menezes__

Nenhum comentário:

Postar um comentário