domingo, 2 de janeiro de 2011

Alimentação na atividade física

  A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes.
  Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas e muita hidratação.
  A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.


Antes:
Antes do exercício, faça uma refeição (3 horas antes) ou um pequeno lanche (1 hora antes) contendo alimentos ricos em carboidratos, respeitando a duração do treino. Os alimentos protéicos (carnes, ovo, leite, iogurtes, queijos) não devem ser consumidos muito próximos ao início da atividade por terem uma digestão mais demorada. Da mesma forma que os alimentos protéicos, ricos em gordura não devem ser consumidos próximos ao início dos treinos.


Durante:
A hidratação durante a atividade é importante para a manutenção hídrica e o bom desempenho físico. Para atividades leves e moderadas (musculação, caminhada, ginástica), água é suficiente para repor a perda hídrica. Apenas no caso de atletas, em que o treinamento é intenso, indica-se o uso de bebidas isotônicas para reposição rápida da água e dos eletrólitos (sódio, potássio, cloro) perdidos, além de glicose para manter a glicemia constante.


Após:
Logo após o término da atividade, o carboidrato também deve ser ingerido para que os estoques de glicogênio sejam rapidamente repostos, a recuperação passa a ser mais acelerada e prepara o músculo para atividades subseqüentes. Alguns nutricionistas são contra a ingestão de proteínas logo após a atividade, devido à prioridade do organismo em sintetizar glicogênio para repor os estoques de carboidratos gastos no esforço. No caso de atletas, a proteína de rápida absorção, atravéz de suplementação, é consumida nesse período para recuperação muscular.


A hidratação adequada é importante para o bom desempenho físico. A ingestão de água em todas as etapas do exercício é fundamental!


Tenha sempre um acompanhamento nutricional! Seu nutricionista mostrará como se alimentar adequadamente para o bom desempenho até a chegada aos seus objetivos.


Aproveite cada momento para realizar atividades. Além dos benefícios físicos, o prazer que o exercício proporciona é extremamente compensador. 






Por Ana Luiza Matias

Nenhum comentário:

Postar um comentário