Com a atual idealização de um corpo modelado em músculos, 'bombadinhos de plantão' acabam exagerando na dose de exercícios para obter "o corpo" em resultado imediato, mas o problema é que o excesso de exercício físico além de ser prejudicial a saúde, pode proporcionar resultados totalmente diferentes do desejado.
Esse exagero no exercício desestabiliza o corpo provocando diversos sintomas perceptíveis, quando se trata em um estágio extremamente prejudicial.E existe um nome para essa síndrome: 'overtraining'.
Inicialmente ela só foi diagnosticada em atletas e hoje pode ser encontrada em qualquer pessoa, de qualquer idade e sexo.O overtraining pode ser definido como sendo a condição na qual as pessoas apresentam baixo nível de desempenho, apesar do treinamento continuado ou até mesmo aumentado (Maughan, Gleeson e Greenhaff, 2000).
Dentre os principais sintomas são aceleração cardiovascular, aumento da pressão arterial, insônia e a queda do sistema imunológico.E podemos também destacar como conseqüência vários tipos de lesões musculares.Devido ao seu caráter silencioso e a gravidade quer podem representar quando se manifestam clinicamente, são considerados o "câncer" da prática esportiva. (Matsudo, 2002).
O importante é saber que não existe um resultando imediato, o ideal é ter ritmo progressivo de exercícios e aumentado-o lentamente e de acordo com os limites de seu corpo.
Recomendações para evitar o overtraining:
- Exercitar-se 5 vezes por semana( no máximo ), mais ou menos 1 hora por dia;
- Respeitar os limites e o tempo de recuperação de seu corpo.;
- Variação de exercícios ( aeróbico e anaeróbio) ;
- Manter uma dieta balanceada;
Por: Anndressa Fiusa
Referência: http://listas.cev.org.br/cevleis/2004-July/006769.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário