sábado, 29 de janeiro de 2011

Quando suplementar

   Vemos grandes procuras nas academias de pessoas em busca de curvas perfeitas, músculos definidos e exterminação total das incômodas gordurinhas localizadas.
Com essa obsessão, além das intermináveis horas gastas na prática de exercícios físicos, está havendo uma maior preocupação com a alimentação e um aumento do uso de suplementos nutricionais.

   A maioria das pessoas tem utilizado a suplementação como uma forma de melhorar o desempenho nas atividades físicas e mentais, retardar o envelhecimento ou até mesmo na prevenção de doenças. Porém, está havendo um consumo desenfreado destes produtos, já que, por vezes, não há um acompanhamento nutricional, e são, em sua grande maioria, indicados por amigos.

Qual é a real necessidade de uma suplementação?

   Todas as pessoas têm necessidades nutricionais, ou seja, devem ingerir diariamente uma certa quantidade de nutrientes para que seu organismo funcione adequadamente. Estas quantidades variam de indivíduo para indivíduo. Entretanto, a partir de muitos estudos em populações saudáveis, foi elaborada pelo 'Food and Nutrition Board (FNB)' uma tabela de recomendações nutricionais, chamada de RDA, a qual estabelece valores capazes de cobrir as necessidades da maior parte da população. Estes valores são, então, utilizados como base para a adequação de nutrientes na dieta, sendo que isto pode ser obtido somente a partir de uma alimentação saudável e variada. Ou seja, um indivíduo normal que se alimenta corretamente, sem restrições alimentares, é capaz de obter todos os nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo.
   Entretanto, também se sabe que existem algumas doenças ou alterações no metabolismo que podem alterar a absorção de alguns nutrientes, como a anemia e a osteoporose, exigindo assim a suplementação. Porém, deve-se lembrar que esta ingestão aumentada é considerada como um tratamento medicamentoso, mediante recomendação e acompanhamento médico ou nutricionista, já que o uso indiscriminado destes suplementos pode levar ao aparecimento de efeitos colaterais.

   E no caso dos atletas? Estes, que mantêm uma alimentação adequada, nem sempre precisam de suplementação. Às vezes, devido ao grande esforço diário, podem aparecer pequenas deficiências dietéticas de vitaminas e minerais. Neste caso, a suplementação se faz necessária para que se atinja um melhor desempenho na atividade física, assim como um bom funcionamento do organismo. Também, na maioria das vezes, os atletas fazem ingestão de hiperprotéicos, para que haja uma recuperação mais rápida, diminuir fadiga e para o crescimento muscular. Pode haver ingestão de estimulantes pré-treino, para melhorar o desempenho; termogênicos, para a queima rápida de gordura corporal, e de muitos outros suplementos, que vão variar de acordo com a necessidade dos atletas.

   Para tanto, são feitos exames clínicos e laboratoriais que determinam as reais deficiências do indivíduo e suas reais necessidades.




Referêcia: http://cyberdiet.terra.com.br/qual-a-real-necessidade-de-uma-suplementacao-2-1-1-269.html


Por Ana Luiza Matias

4 comentários:

  1. Olá, blogueiro(a)!

    Através do programa Saúde Não Tem Preço, agora os brasileiros passam a ter acesso gratuito aos medicamentos para controle da diabetes e hipertensão.
    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar esta novidade. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.saudenaotempreco.com
    Você também pode nos seguir no Twitter: www.twitter.com/minsaude
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, estão de parabéns!

    Flávio Agazzi

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, estão de parabéns!

    Flávio Agazzi

    ResponderExcluir
  4. Como um sinal de gratidão por como meu filho foi salvo do autismo, decidi estender a mão para aqueles que ainda sofrem com isso. Meu filho sofreu de autismo em 2017 e foi muito difícil e doloroso para mim porque ele era tudo para mim e os sintomas eram terrível, ele sempre teve dificuldade de comunicação e sempre se queixou de mau contato visual. Tentamos várias terapias prescritas por nosso neurologista, mas nenhuma conseguiu curá-lo. Procurei a cura e vi o depoimento de alguém que estava curado e de tantos outros com problemas corporais semelhantes, e ele deixou o contato do médico que tinha a cura para o autismo. Nunca imaginei que o autismo tivesse uma cura natural, não até que eu o contatei e ele me garantiu que meu filho ficará bem. Eu peguei o remédio fitoterápico que ele recomendou e meu filho usou e em um mês ele estava totalmente bem, mesmo até o momento ele está tão cheio de vida. O autismo tem uma cura e é um medicamento fitoterápico do Dr. James, entre em contato com o médico para obter mais informações sobre outras doenças como DOENÇAS DE ALZHEIMER, DIABETES, DOENÇA BIPOLAR, CÂNCER, HIV / AIDS, HERPES, Hepatite A, B, C. FEBRE, EPILEPSIA , MENINGITE, ESQUIZOFRENIA DENGUE, PRÓSTATA, TIREOIDE, BACTÉRIA, MALÁRIA, PAU E ALARGAMENTO DA MAMA, ESCLEROSE MÚLTIPLA, TUBERCULOSE, DIARRÉIA, POLIO, ASMA, LÚPUS, RABBIS, ESCLEROSE MÚLTIPLA, TUBERCULOSE, DIARRÉIA, PÓLIO, ASMA, LÚPUS, RABBIS, DOENÇA DE LATÓRIO, DOR DE LATÓRIO, DOR RABBIS, DOR DE ARTICULAÇÃO, DOR DE LATÓRIA, EPÔNICA DE RABBIS, DOR DE ARTICULAÇÃO, DOENÇA DE LATÓRIA, DOR DE CRONATO. AVC, LESÃO DA MEDULA ESPINHAL, ECZEMA, DOENÇA RENAL, ACME, DOR NAS COSTAS Para saber como obter seus medicamentos, entre em contato com ele pelo e-mail .... Drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderExcluir